O Papa Francisco criará uma comissão de especialistas para assessorá-lo sobre a melhor maneira de proteger as crianças de abusos sexuais por parte de padres e oferecer ajuda às que já tenham sofrido algum abuso.

imageapa

O cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston, anunciou a criação da comissão na semana passada, após uma reunião do Papa Francisco com os 8 cardeais que o assessoram sobre o governo da Igreja e a reforma da burocracia vaticana.

O’Malley disse à imprensa que a comissão estudará os programas existentes para ajudar as crianças, examinar os padres, capacitar os funcionários das igrejas e sugerir iniciativas.

A Igreja e a proteção das crianças

As iniciativas para a defesa das crianças são uma prioridade na Igreja Católica. Em Mônaco da Baviera (Alemanha), foi realizada em novembro (dias 6 a 8) a 2ª Conferência Anual do Centro para a Proteção de Menores (CCP). O evento internacional foi organizado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pela Conferência Episcopal Alemã.

Segundo o serviço informativo da Gregoriana (ano III, 3), nesta ocasião, reuniram-se 130 pessoas provenientes de todas as dioceses alemãs e representantes de outras dioceses espalhadas pelo mundo. Os relatores compartilharam com os participantes o progresso de um novo programa de educação online para a proteção dos menores.

O que é o Centro para a Proteção de Menores?

É um programa financiado também pela fundação papal, que se dedica, desde 2012, à formação e-learning dos padres, religiosos e agentes pastorais comprometidos em curar as feridas dos abusos cometidos pelo clero.

O conteúdo programático do curso online abrange âmbitos como a psicologia, a teologia e o direito canônico. O objetivo do CCP é favorecer a ajuda às vítimas de abusos sexuais.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *