Chefe da Igreja Católica falou dos benefícios da redes sociais, mas fez ressalvas à velocidade das informações na web

papa-selfie590

CIDADE DO VATICANO – O papa Francisco louvou  o uso das novas tecnologias como as redes sociais e a internet para se comunicar, inclusive para a Igreja, mas alertou de alguns perigos que a rede facilita, como a “exclusão” e “a manipulação”.

“Não tenham medo de serem cidadãos do mundo digital”, pediu o papa Francisco à Igreja e acrescentou inclusive que a internet “é um dom de Deus”, em sua mensagem para a Jornada das Comunicações Sociais, apresentado hoje pelo Vaticano.

A mensagem deste ano leva o título de “Comunicação ao Serviço de uma Autêntica Cultura do Encontro” e significa uma bênção de Francisco às novas tecnologias da comunicação.

“A internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isso é algo bom, é um dom de Deus”, disse.

Francisco começou sua mensagem lembrando que apesar de que o mundo está ficando cada vez “menor” graças aos transportes e às novas tecnologias da comunicação, “na humanidade ainda há divisões, às vezes muito marcadas” como “a escandalosa distância entre o luxo dos mais ricos e a miséria de os mais pobres”.

Diante disso, Francisco destacou como os meios de comunicação podem ajudar a perceber “um renovado sentido de união da família humana que nos impulsione à solidariedade e ao compromisso sério por uma vida mais digna para todos”.

Mas o papa argentino também destacou que há “aspectos problemáticos” na era das novas comunicações, como “a velocidade com que chegam as informações, que supera nossa capacidade de reflexão e de julgamento, e não permite uma expressão medida e correta”.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *