O vírus ebola é um dos mais contagiosos ao homem

O vírus ebola é um dos mais contagiosos ao homem e seu nome vem de um rio no Congo onde ele apareceu pela primeira vez na década de 1960. Um subtipo do vírus infectou milhares de pessoas e matou mais de 600 na África somente em 2014. A contaminação acontece pelo contato com o sangue, fluídos corporais ou tecido de uma pessoa infectada.

sintomas e índice de fatalidade

Depois do período de incubação do vírus, aparecem sintomas como dor de cabeça e no corpo, que evoluem para vômitos, insuficiência hepática e hemorragia interna e externa. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ebola tem índice de fatalidade de 90%.

o surto atual provavelmente se deveu ao contato entre um morcego e uma pessoa

 

A análise genética de 99 amostras do vírus ebola obtidas em Serra Leoa e na Guiné permitiu que uma equipe internacional de pesquisadores  traçasse a trajetória da epidemia. A principal conclusão que foi publicada na revista “Science” é que, “ao contrário do que ocorreu em outros surtos”, o atual se deve a um único contato entre o reservatório (um animal, provavelmente morcego) e uma pessoa.

dobra o número de casos a cada 34 dias

Os pesquisadores também destacam que o atual surto progride de maneira geométrica, com o número de casos duplicando a cada 34 dias. Essa cifra se mantém constante (com as variações estatísticas: vai de 24 a 36 dias, segundo cálculos de “El País”).

Não há vacinas ou tratamentos para o Ebola, mas uma droga experimental curou os 18 macacos de laboratório infectados com o vírus

A droga experimental ZMapp curou os 18 macacos de laboratório infectados com o vírus do Ebola, inclusive os que sofreram com febre e características hemorrágicas da doença e estavam perto de morrer. Embora dois médicos norte-americanos que contraíram o Ebola na Libéria tenham sido curados depois de receber o ZMapp, um médico da Libéria e um padre espanhol com a doença morreram apesar de receberem a droga.

países têm mais casos de ebola

Guiné, Libéria e Serra Leoa vivem surtos de ebola, e há casos na Nigéria. Senegal anunciou 1º caso no final de agosto. EUA e Espanha levaram compatriotas infectados para tratamento em seus países.

Fonte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *