A cada ano que passa, o mundo assiste aos poucos o esgotamento de seus principais recursos naturais, com a constante escassez da água, fontes de combustível e até mesmo alimentos.

Aqui, destacamos algumas medidas que ajudam a economizar a conta de luz no fim do mês, com simples práticas do dia a dia. E ainda dá aquela força para o planeta.

1- Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia;

2-  Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade);

3- Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs, que gastam de 60% a 80% menos energia do que uma incandescente;

4- Escolha eletrodomésticos com selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados) que economizam energia;

5- Não deixe seus aparelhos em stand-by. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função stand-by utiliza de 0,1 a 18W de potência, dependendo do equipamento e da idade;

6- Desligue o computador. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, ou simplesmente por comodidade. A recomendação é desligar o computador sempre que for ficar mais de duas horas sem utilização, e o monitor, a partir de 15 minutos;

7- Utilize mais a escada, principalmente para subir até dois andares ou descer até três.

8- Evite chamar mais de um elevador ao mesmo tempo. Tenha paciência. Espere um pouco até que o elevador chamado chegue ao seu andar.

9- Se você deixa a iluminação externa acesa por questão de segurança, utilize lâmpadas fluorescentes ou LEDs. São mais econômicas e duram mais.

Quer saber o consumo de energia elétrica da sua casa e quanto será pago por ela?

A AES Eletropaulo disponibiliza um simulador online para ajudar os clientes com o planejamento dos gastos com energia nas residências.

Nessa casa virtual, é possível selecionar cada aparelho e informar a quantidade, potência, frequência e tempo que, geralmente, os equipamentos são utilizados. A partir dessas informações, o sistema calcula automaticamente o valor aproximado da conta de energia, incluindo os impostos.

O simulador também aponta o consumo de energia de aparelhos que ficam na área externa de uma casa, como freezer, churrasqueira e itens da lavanderia.

Clique neste link e acesse agora o simulador! 

Pague sua conta de luz com lixo

O projeto “Recicle Mais, Pague Menos“, iniciativa da AES Eletropaulo, os clientes podem trocar materiais como papéis, plásticos, vidros e metais por desconto na cona de energia elétrica.

São sete pontos de coleta distribuídos na Vila Guacuri, Heliópolis, São João Clímaco, Guaianases, Parque Paineiras e Jardim Patente em São Paulo e Jardim Paulista em Barueri. O funcionamento é simples. Basta o cliente se dirigir até um desses locais com a conta de luz e efetuar seu cadastro. Com isso ganhará um cartão personalizado para que seja identificado sempre que comparecer ao ponto de coleta.

Feito isso, o cliente pode começar a missão reciclagem. Todo o resíduo reciclável entregue nos pontos de coleta serão pesados e precificados de acordo com a tabela de mercado. Assim, o resíduo se transforma em crédito lançado na fatura de energia.

RecicleClique neste link para conhecer mais sobre o programa Recicle Mais, Pague Menos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *