“Não se pode ativar a mente sem ativar também o coração profundamente

Imagem

Vivemos numa época em que potencializa-se o poder da mente.

A mente instiga, explora, constrói, desenvolve equipamentos tecnológicos que possibilita diminuir distancias, romper barreiras, ampliar horizontes.

Esta mesma mente – mente, constrói incertezas, angustias, temores. Assim nos deparamos com a dualidade da vida; dualidade intrínseca a toda experiência humana; vida e morte, bem e mal.

No entanto a maioria de nós nega ou desconhece a convivência diária com esta dualidade que só potencializa os conflitos sociais e familiares.

Refletindo sobre estas questões, o projeto ATIVAMENTE realizado pela Instituição LAREIRA, procurou buscar no cerne da questão uma forma agradável de encontro onde os participantes podem vivenciar intelectualmente e emocionalmente a dualidade. É escolhido um livro para a atividade e para cada encontro é feito uma leitura prévia de um ou dois capítulos, onde iremos discutir o conteúdo que simultaneamente será complementado com as experiências do dia a dia dos participantes.

E assim percorre-se cada folha como se estivéssemos percorrendo cada dia de nossas vidas.

O livro proporciona a descoberta do lado mais sombrio, de reconhecer também que a luz está sempre disponível para iluminar as facetas escondidas através dos sentimentos de vergonha, de limitação, de baixa estima.

Deixa-se de lado o constrangimento de reconhecer as falhas, e passa-se a vê-las como algo puramente humano, digno de melhora e aprimoramento.

Sai-se da “zona de conforto” reconhecendo em cada olhar, em cada depoimento um pedacinho das dores, e com isso vai-se “desarmando” até ao ponto de perceber que não é preciso se esconder, fugir daquilo que é humanamente possível: falhar.

IntelectualMENTE

                        EmocionalMENTE

EspiritualMENTE

                                                                               com o melhor da  VIDA.

Marilene R.Simões

Psicóloga Clínica

CRP- 19280

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *