Texto retirado de “A Fantástica História do Chocolate” da nutricionista Claudia Ruiz Santana, para o Projeto Na Flor da Idade, da Lareira Instituição.

Uma pergunta que dificilmente vai ter  resposta negativa. Mas quando o assunto é engordar, muitas pessoas acabam dizendo “não” na hora de comer, mesmo quando especialistas dizem que que chocolate faz bem à saúde, em doses homeopáticas.

choco6Mas esse benefício só é obtido se o chocolate tiver acima de 50% de cacau e for consumido dentro de uma alimentação equilibrada. Ou seja, não adianta nada comer chocolate amargo no meio de uma dieta rica em gordura saturada, trans, açúcar e produtos industrializados. Ou seja, tudo em excesso faz mal.

Mais do que antioxidantes

A maior parte dos benefícios trazidos pelo chocolate vem dos polifenóis e flavonóides (chamadoscatequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais. Mas o alimento também é uma fonte importante de potássio e magnésio, minerais envolvidos principalmente na força muscular. Ainda possui cafeína, tiramina e teobromina, estimulantes que melhoram o funcionamento do cérebro, aprimorando o raciocínio.

Quanto mais processado ou com mais leite e açucar for o chocolate, menor a quantidade de substâncias ativas que fazem bem ao organismo.

O chocolate ao leite contém cerca de três vezes menos flavonóides do que o amargo.

Não se deve esquecer que, embora saudável, o chocolate é extremamente calórico. Na média, são 120 calorias em cada porção de apenas 25 gramas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *