Texto retirado de “A Fantástica História do Chocolate” da nutricionista Claudia Ruiz Santana, para o Projeto Na Flor da Idade, da Lareira Instituição.

Conheça mais sobre os chocolates e escolha a melhor opção. Prefira SEMPRE chocolates que tem manteiga de cacau no lugar de gordura vegetal hidrogenada.

Amargo: É composto principalmente por sementes de cacau e pouca quantidade de manteiga, açúcar e leite. Em contrapartida, traz uma taxa alta de flavonóides (antioxidantes naturais). O teor de cacau fica em torno de 50% a 90%.

Meio amargo: Tem as mesmas características do amargo, mas com uma taxa de cacau entre 40% e 50%.

choco7 

 

 

 

 

 

Ao leite: Composto por liquor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Como a quantidade de cacau é menorabaixo de 40% –, não traz grandes vantagens para o coração, mas tem cálcio em sua composição.

Branco: Mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Tem zero de massa ou semente de cacau e, portanto, zero de flavonóides.

De soja: Pode conter uma variada quantidade de cacau. É 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose, glúten e colesterol. Indicado para quem tem intolerância à lactose.

Diet: Pode conter uma variada quantidade de cacau, mas há uma retirada de açúcar. Não é, necessariamente, menos calórico, já que pode conter um teor maior de gorduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *