Você já ouviu falar do Google Glass?

No dia 15 de abril a venda do Google Glass foi liberada por apenas 24 horas nos Estados Unidos. Ele custa US$ 1.500 (R$ 3.350 mil, em conversão direta), e vem com a lente para usá-lo como óculos de sol, além dos fones de ouvido e várias modificações nas funcionalidades.

glass

O Google Glass é um acessório em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. Ele é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeoconferências.

Márcio Cyrillo, diretor executivo da CI&T, baseado nos EUA, contou sua experiência com o Google Glass

“Ao tirar o Google Glass da caixa, ele foi logo para o meu rosto e o rapaz do Google me ajudou a ajustá-lo. Se você usa óculos, como eu, o ajuste, por cima de seus óculos, não será perfeito. É por esse motivo que o Google está para lançar uma nova versão do Google Glass que vai se acoplar à armação de óculos comuns. Como a tela projetada no seu olho direito pelo Google Glass é fácil de ler, tenho conseguido usá-lo sem meus óculos. O ajuste serve, então, para que você consiga ver perfeitamente o “holograma” que é a tela de interação com o aparelho. “Holograma” porque é assim que se parece mesmo: uma projeção de tela que se sobrepõe ao que você vê a sua frente, uma sobreposição entre realidade e tela de computador. Só vendo para saber como é. Caminhando na rua, dei um toque para “acordá-lo” e falei “Okay Glass, directions to ABC Kitchen”, um restaurante famoso por aqui. Ele começou a me guiar pelas ruas de Nova York, uma experiência bastante interessante.  Com um gesto simples, você pode visualizar a previsão do tempo e outras coisas acontecendo perto de você. O lado esquerdo de sua timeline é o que acontece agora ou está para acontecer e, à direita, é o passado, tudo o que ocorreu ou o que você fez com o Glass.”

glass_guiando_pelas_ruas

Tudo bem, eu estou apenas filmando!”

Por outro lado, o dispositivo é visto, ao mesmo tempo, como um símbolo da capacidade de invasão do Google e uma representação de seu poder. Nos EUA usuários do aparelho têm sido atacados. O uso do óculos tem sido considerado invasão de privacidade. A experiência dos usuários demonstra que as pessoas não gostam de ser filmadas ou fotografas sem autorização.

 

Fonte 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *