As pessoas idosas sofrem com a Síndrome do ninho vazio e não é para menos, filhos casam e muitas vezes o parceiro morre.

Depois de tudo, ainda a solidão?

Imagine uma pessoa que viveu uma vida de contatos familiares e atividades sociais, mas que depois de tantos anos acaba perdendo tudo isso gradativamente até o limite final. É o que acontece com a grande maioria dos idosos e não deve ser tarefa fácil encarar isso.

Mas enfim descobre-se que para reduzir esse sentimento negativo e limitar os efeitos da solidão, poucos tratamentos são efetivos, mas uma pesquisa da Universidade da Califórnia aponta para um modo simples de compensar os sentimentos de solidão: a meditação.

Meditação

O pesquisador Steve Cole afirma que com treinos simples de meditação o idoso já pode começar a sentir o efeito sobre a solidão já nos primeiros 2 meses desse tratamento e ainda mais:

  • a meditação reduz os sintomas do estresse;
  • faz com que os idosos fiquem mais atentos aos pensamentos focados no presente;
  • e passa a projetar suas ações no futuro de forma mais positiva.

Veja a conclusão do cientista:

  • “Nosso trabalho é uma das primeiras evidências científicas de que uma intervenção psicológica diminui os sentimentos de solidão assim como impactam positivamente o organismo”;
  • “O estudo traz novos dados sobre os benefícios de técnicas de meditação para a saúde física e mental. Os resultados são bastante animadores e esse tipo de intervenção pode trazer de volta a qualidade de vida que muitos idosos perdem com o tempo e com o afastamento das pessoas queridas e próximas”.

Veja a posição do Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da capital paulista) sobre este tema,“Claro que essa descoberta é importantíssima para um sobreganho na qualidade de vida do idoso, mas a vida do idoso não pode ser composta apenas de meditação, a famíllia tem a responsabilidade cívica e moral de manter o parente idoso próximo, bem tratado e com carinho. Isto tudo chama-se: Respeito”.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *