O que todo pai de um músico deve saber

Muitas crianças têm aulas de música nos dias de hoje, e não é de admirar. Aulas de música fornecem dezenas de benefícios comprovados. Um estudo de 10 anos na Universidade da Califórnia indica que os alunos que estudam música alcançam pontuações mais altas, apesar das diferenças de sua situação econômica. Alunos do ensino secundário que participaram na banda ou orquestra relataram as menores taxas de abuso de substâncias. Além disso, aqui está uma boa notícia: Departamentos admitem ver a participação na música como um fator importante na tomada de decisões em relação à admissão.

Isso é apenas o começo. As aulas de música ensinam que o trabalho duro traz recompensas. Aprender a fazer algo bem é a chave para uma autoestima saudável. A capacidade de buscar a excelência em uma habilidade, ao invés de se contentar com o mínimo, irá beneficiar uma pessoa de muitas maneiras. Desenvolver o amor pela música empresta requinte à vida e vai melhorar e aprofundar a experiência de vida para toda a existência de uma pessoa.

A pesquisa também mostra que crianças que estudam música se saem melhor em matemática. Enquanto os dois tópicos podem parecer muito diferentes, o estudo da música aparece para ordenar a mente, ajudar na concentração e compreender conceitos complexos. Apenas ouvir música clássica já fornece alguns desses benefícios.

A fim de proporcionar isso, os pais estão inscrevendo seus filhos nas aulas de música em massa. Além de pagar a taxa de matrícula, o que mais os pais podem fazer para obter o máximo de aulas de música? Aqui estão algumas coisas que todos os pais devem saber:

Saiba quando começar. Embora as crianças possam começar a ter aulas de música em uma idade extraordinariamente jovem, a atenção de cada criança é diferente. Espere para começar as lições de músicas quando a criança puder se concentrar em uma única tarefa por pelo menos quinze minutos. Tenha em mente que as crianças podem facilmente realizar tarefas quando divididas em segmentos, começando com 15 minutos e aumentando gradativamente.

Seja encorajador. Ajude seu filho a entender que, enquanto eles estão geralmente animados para começar, em breve a novidade vai se desgastando e se tornará um trabalho. Isso não é uma coisa ruim! Ajude-os a perceber que qualquer habilidade significativa exige dedicação e esforço, quer se trate de basquete, balé, ou piano.

Tenha expectativas claras. As crianças devem saber que se inscrever para aulas de música exige um compromisso com a prática. Comprometa-se a pagar as mensalidades e, em troca, eles se comprometem a praticar. Mesmo as sessões curtas são eficazes e consistentes. Sessões de treino curtos são melhores para as crianças.

Ajude o seu filho a perceber que nem tudo que vale a pena é emocionante a cada momento. Todas as coisas exigem esforço, haverá momentos em que irá parecer difícil, chato, ou não tão divertido quanto sair com os amigos. Se perseverar, a sua proficiência no instrumento vai aumentar até o ponto onde a criação de música tornar-se-á uma alegria em sua vida.

Pergunte a qualquer professor de música e eles vão dizer que um número incontável de pessoas abandonam as aulas nos momentos difíceis, antes deles chegarem ao ponto em que tocar se torna mais agradável. Aí costumam se arrepender. Sabendo que a parte difícil está para vir, você pode se preparar melhor para ajudá-lo. Aqui estão algumas ideias:

Tenha músicas “divertidas” disponíveis para as crianças brincarem enquanto a prática regular é feita.
Deixe as crianças manterem o controle de seu próprio tempo praticando com um cronômetro e calendário. Menos irritante = pais mais felizes = crianças mais felizes.
Forneça uma porção de encorajamento e elogios. Talvez possa haver um tratamento especial quando uma meta é praticada completamente, ou certo nível é alcançado. Fale sobre o quanto eles melhoraram em comparação ao tempo em que eles começaram. Vendo e comentando o progresso sempre ajuda a motivação.
Seja o maior fã de seus filhos quando eles realizarem uma apresentação por mais simples que seja.
Todo esse trabalho árduo, tanto da parte dos pais quanto da parte da criança, pode resultar em uma vida de prazer.

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original What every musician’s parent should know, de Margot Hovley.

Submetido em Atividades para Crianças por  em 19 junho 2013

Fonte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *